Guerras

Day 5,725, 10:44 Published in Brazil Japan by LanceIot
Primeira Guerra Mundial



Na Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, foram mobilizados mais de 60 milhões de soldados e faleceram 10 milhões de pessoas. O conflito desencadeou-se devido ao confronto entre o Império austro-húngaro e a Sérvia, que também contou com a participação da Rússia, da Alemanha, da França, do Reino Unido, da Bélgica, do Japão, dos Estados Unidos e da Itália, entre outros países.

A Primeira Guerra Mundial ficou conhecida como um marco na história de toda a humanidade. Essa tratou-se da primeira guerra do século XX e também o primeiro conflito em estado de guerra total (onde a nação mobiliza todos os seus recursos com o intuito de fazer a viabilização do combate). Essa guerra foi resultante das transformações que ocorriam na Europa, o que fez com que nações distintas entrassem em estado de choque.

Essa guerra marcou especialmente a frente de batalha, especialmente a Ocidental, com a carnificina que aconteceu nas trincheiras, o que resultou em mais de 10 milhões de mortes.

Sobre as causas dessas Primeira Guerra Mundial, muitos acontecimentos foram responsáveis por isso, especialmente aqueles que já existiam desde o século XIX, quais ficam por resolver, alguns exemplos: rivalidades econômicas, alianças militares, disputas imperialistas, tensões nacionalistas, corrida armamentista, entre outras.

No que diz respeito a questão imperialista, por exemplo, pode-se direcionar o foco para o temor que a ascensão da Alemanha ocasionou em nações como França, Rússia e também Grã-Bretanha. Nesse caso, o que aconteceu foi que os alemães passaram pela unificação (que ocorreu na segunda metade do século XIX e foram em busca de colônias para o seu país. Tal fato gerou um certo temor na França, a qual sentiu que os seus interesses poderiam ser prejudicados com isso.

Enquanto isso, no que diz respeito aos nacionalismos, isso envolveu distintas nações. A Alemanha era a líder do chamado “pangermanismo”, que era um movimento nacionalista que auxiliava o Império Alemão no propósito de defesa dos seus interesses no que tange a expansão territorial (isso no início do século XX. O pangermanismo também envolvia-se em questões econômicas, uma vez que os alemães tinham o objetivo de se colocarem como a força econômica e força militar hegemônica de toda a Europa.