Décimo terceiro ato - O melhor e o pior

Day 5,671, 18:42 Published in Brazil Argentina by Frade Eremita

Décimo terceiro ato - O melhor e o pior
Brasil, dia 5.671 do Novo Mundo (31 de março de 2023)



Esta época de evento revelou-me algo interessante: o eRepublik consegue extrair o melhor e o pior de nós todos. Antes, achava que só era possível extrair o pior, e estou surpreso.

Apesar de ser uma conta m*rd4 fraca, estou neste jogo há 13 anos. Vivi o período de ouro do jogo, em que a comunidade florescia antes de ser wipada sequencialmente. Tínhamos uma comunidade coalhada dos piores gêneros humanos possíveis: ladrões, sociopatas, mitômanos, maus-caráteres, e pouca gente decente. O fórum, onde ocorriam a maior parte das interações, era um coliseu romano em termos de baixaria e violência. Imperava a lei de Muricy: cada um por si.

Ao me reencontrar no jogo, muitos anos depois, e me apaixonar pelo módulo aéreo, descobri uma comunidade completamente diferente. Os velhos que sobraram, quase todos, curaram-se de seus ressentimentos. Os novos, via de regra, por mais que desconfiados de tudo, têm um espírito imenso de ajuda mútua. A integração entre polos diferentes da política - talvez pela morte iminente do jogo, talvez porque hoje somos menores, não sei - é uma realidade: sucedem-se CPs de grupos que antes se chamavam mutuamente de "máfia das contas compradas" e "máfia dos scripts", respectivamente, em uma aliança ordeira e pacífica, todos colaborando. Perto do que éramos, parece que estamos em um folheto dos Testemunhas de Jeová.

Neste evento dos balões, especialmente, algo se revelou positivamente diferente. Muitos, e não poucos, ajudam-se mutuamente de graça, deixando balões de créditos para depois, mandando-os apenas de presente, protegendo-se um ao outro dos roubos dos sérvios e macedônios (pleonasmo repetir a nacionalidade, ladrão é sinônimo). Aprendemos, a maioria, que juntos somos mais fortes. Para quem viveu o passado, em que se dizia a "época de ouro", isto é diamante.

Mas, ainda extrai-se o pior também. Falo por causa própria. Hoje, passei maus bocados com um macedônio safado que, ao fim da batalha, com 1000% de bônus ativado, apareceu para me roubar. Contava com os 110g daquela batalha para comprar um bonanza pack. Perdi tudo. Ele é o pior? Não. O pior fui eu, que desejei do fundo do meu coração que ele tivesse sido vítima de um massacre e que sua família fosse violentada e morresse de uma IST. O jogo conseguiu extrair isso de mim. Da mesma forma, extraiu o melhor, quando fez emergir em mim uma profunda gratidão a um membro da comunidade - o nosso amigo Vidar18 (18cm) - que deu uma lição ao ladrão. O melhor e o pior, aqui, ficam à baila em uma linha tênue, emergindo um em outro em frações de minutos.

Que bom que, ao menos, ainda emerge o melhor, e não só o pior. A comunidade integrada, especialmente no ponto de vista de alguém mais velho - mas nem tão mais velho assim - é algo especial de se ver, e motivador para permanecer no jogo.

E você, o que acha? Estamos melhores ou piores? A melhora é um sinal de decadência, ou conseguimos nos transformar positivamente pela eliminação das ervas-daninhas da comunidade, que nos abandonaram por obra do destino? Deixe o seu comentário. O melhor comentário será premiado com 3000 food Q3/Q4.

Patrocine. Invista. Doe BRLs ou itens. Se você não gostou, pode mandar BRLs ou itens para que eu passe um tempo sem voltar. Se não quer doar e não quer comprar, contudo, ou se me odeia, sempre existe a opção de deitar numa BR mais próxima da sua casa.